The Last of Us é um game da Naughty Dog, mesma produtora da série Uncharted.
O game é exclusivo do PlayStation 3 e teve uma versão remasterizada no PlayStation 4.
Dados Técnicos
Desenvolvedora: Naughty Dog
Publicadora: Sony Computer Entertainment
Diretor Criativo: Neil Druckmann
Director do Jogo: Bruce Straley
Produtor: Samuel Thompson
Designer: Jacob Minkoff
Escritor: Neil Druckmann
Compositor: Gustavo Santaolalla
Artista: Erick Pangilinan, Nate Wells
Motor (Game Enginer): Naughty Dog Engine & Havok
Plataforma(s): PlayStation 3 & PlayStation 4
Gênero: Sobrevivência, Ação, Aventura
Modos de Jogo: Um jogador (Modo História) ou Multiplayer (Online)
Classificação: 16+ (Brasil), 17+ (América do Norte), 18+ (Europa)
Distribuição: Mídia Blu-Ray ou Digital
Sobre o Jogo
Os protagonistas Joel e Ellie lutam para sobreviver no ambiente hostil de um mundo destruído por uma terrível praga. O jogo apresenta um marco tecnológico no PS3, já que toda a qualidade gráfica vista em Uncharted 3 será empregada aqui, mas com melhorias. A movimentação dos personagens foi feita a partir de captura de movimentos dos atores, que também estão encarregados da dublagem.
Cenário
The Last of Us começa numa zona de quarentena em Boston, vinte anos depois da praga. Ellie, uma órfã de 14 anos, vive numa pequena casa de madeira; Joel, um traficante que vende drogas e armas no mercado negro dentro da zona de quarentena. Para recuperar uma mercadoria perdida por sua parceira, Joel segue para uma jornada na qual tem que transportar a garota, portadora de uma possível cura, até um grupo de rebeldes. Assim, Joel, sua parceira e a menina saem da zona de quarentena:- e o jogo começa a percorrer várias áreas dos Estados Unidos, incluindo a cidade de Pittsburgh pós-apocalíptica e outras localizações agora reclamadas pela natureza. Evidentemente, as coisas viram para pior, quando os militares depressa se apercebem da fuga e começam a persegui-los. Depois da morte de sua parceira e responsável pela menina, Joel e Ellie continuam a sua viagem pelas ruínas e as suas tentativas desastrosas para escapar às forças da lei, as quais começam a se desdobrar. Ao longo do caminho, o duo também terá de enfrentar vários inimigos, desde humanos infectados a outros sobreviventes como caçadores ou ladrões.
Concepção
O objectivo de The Last of Us surgiu depois de se assistir a série documental da BBC "Planeta Terra", que mostrou formigas infectadas com o fungo Cordyceps unilateralis, resultando em ocupar o seu cérebro e produzir crescimentos na sua cabeça, a ideia de que o fungo pode infectar os seres humanos tornou-se a ideia inicial para o jogo. Grandes inspirações artísticas incluídos nos filmes No Country for Old Men e The Road, a banda desenhada The Walking Dead e o romance City of Thieves. A GamesRadar também apontou como inspirações a versão cinemática de I Am Legend, The Road e a versão televisiva de The Walking Dead, assim como 28 Days Later e os filmes Children of Men e The Day of the Triffids.
Enquanto a epidemia de fungo é o cenário principal do jogo, The Last of Us não é um "jogo de zombies", mas "uma história de amor como um relacionamento um pai-filha", influenciado em parte pela seqüência entre Nathan Drake e Tenzin, o seu guia tibetano, em Uncharted 2. Joel é um sobrevivente e anti-herói, e Ellie é uma menina de 14 anos sem nenhuma memória do mundo pré-apocalipse.
O compositor para o jogo será Gustavo Santaolalla, duas vezes vencedor de um óscar cujos créditos incluem O Segredo de Brokeback Mountain e Babel. A equipe queria focar mais na emoção com a trilha sonora, ao invés de horror.
Aquando da do lançamento do vídeo inicial de Dead Island, a equipe estava preocupada que os dois jogos seriam muito semelhantes, tanto a explorar o lado humano e emocional num evento apocalíptico. No entanto, no lançamento do jogo acima mencionado, a equipe percebeu que a jogabilidade não era parecida do que encontrada no vídeo; pelo contrário, o designer Neil Druckmann sente que o video de The Last of Us "é muito representativo do que nós iremos fazer". Druckmann também afirmou que ele quer que a história de The Last of Us levante a franquia para desenvolvedores de jogos de vídeo, porque que ele sente que o padrão de narração de histórias não é tão bom como deveria ser dentro da indústria.
O produtor mostrou uma amostra longa da jogabilidade na conferencia de imprensa da Sony na Electronic Entertainment Expo de 2012.
Durante a PAX 2012 foi mostrado um novo video que dava destaque à exploração através de objectos interactivos, enigmas ambientais, a "Balança de Poder" da IA e aspectos dinâmicos sobre as acções furtivas que se poderão usar para planear a sobrevivência de Joel e Ellie. Um novo video foi dado a conhecer durante os Spike Video Game Awards de 2012. No video foram mostrados novos ambientes, mecânicas de jogo e outros detalhes da história.
Fonte: IGN & Wikipédia
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Curiosidade
- Spoiler:
- Teve uma treta da atriz Ellen Page com a personagem principal :v ~
É difícil ignorar as semelhanças. Mesmo depois de uma ligeira reformulação no rosto da personagem, qualquer pessoa que jogar The Last Of Us vai notar que Ellie tem muito em comum com a atriz Ellen Page – tanto na aparência quanto na voz.
Mas Page não tem qualquer envolvimento com The Last Of Us ou com a Naughty Dog. O personagem de Ellie foi interpretado pela atriz Ashley Johnson.
Então poderíamos imaginar que as semelhanças (e a inspiração) seriam motivos para Page se sentir lisonjeada, mas não é bem isso o que a atriz sente. Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, Ellen foi questionada sobre as semelhanças e não pareceu nada feliz.
“Eu acho que deveria estar lisonjeada por eles terem roubado minha imagem”, diz ela, “mas eu realmente estou atuando em um jogo chamado Beyond: Two Souls, e não gostei disso.”
Page é a estrela de Beyond: Two Souls, da Quantic Dream, e é um pouco estranho haver dois jogos exclusivos para PS3 no mesmo ano cujas protagonistas são duas garotas distintas, mas que muitos vão pensar ser a mesma pessoa.
A Naughty Dog confessou que ficou um tanto envergonhada quando tanta gente apontou a semelhança, mas afirmou também ter criado Ellie de um design original sem ter a intenção de copiar o semblante de Page. De qualquer forma, se eu fosse a atriz, não acredito que teria a mesma reação. O que vocês acham?
Fonte: Kotaku
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Minhas Impressões
Bom, não sou muito boa para fazer críticas... mas resolvi tentar com essa... então, vamos ver se vai dar certo~
Comprei o jogo a uns 2 meses, sinceramente, comprei por falarem que é legal e talz, mas mal tinha tocado no jogo~ Acabou que fui pra casa semana passada (dos meus pais), e levei o PS3, chamei um amigo pra começar a jogar... e acabou que animei... zerei em 4x q fui jogar~
Inicialmente, não achei que fosse ser grandes coisas (tinha acabado de jogar Beyond Two Souls e Heavy Rain), então inicialmente (no prólogo) a jogabilidade é, basicamente, a mesma coisa. Daí após o prólogo... Meo~ <3 Começa as ações~ tirinhos~ pegar os outros por trás ( ͡° ͜ʖ ͡°) ~ me diverti MUITO matando uns na base da facada, porrada e sufocando... mas então, aquela perseguição inicial do Robert... foi ótimo pra ir aprendendo uns macetinhos de MATAAAR~ UWAAAAH! ~
Daí, páh~ aparece a Marlenne e passa a missão da Ellie~ ...
Que aliás, inicialmente, como odiaaaaaava o jeitinho dela~
- Spoiler:
- depois da morte da Tess que ela e o Joel foram se aproximando que aí sim '^' ~ ela foi demonstrando um lado mais... como eu digo...? ~ "Me dá uma arma que eu ajudo!" ~ e realmente fez algo, não era só pra aquela pseudo-ajuda dessas IA desse tipo de jogo
Todos me falaram que o jogo era difícil e tinha muito susto... Well, isso é algo que não achei bem vdd... "difícil" não é se você tem alguma experiência com esse tipo de jogo~ e quanto aos sustos, eu diria mais que o jogo te deixa 'tenso' do que te dá sustos...
Bom, quanto a história num geral, eu curti o desenrolar, mas li umas comentários sobre a Naughty Dogs... que trocaram umas coisas no roteiro... que após ler o QUE SERIA a história, gostei mais do rumo que tomou... a mudança mais radical, seria que a Tess teria um papel totalmente diferente, o Joel iria trair ela, e daí ela que seria a Last Boss q cruzou o EUA todo pra se vingar dele (coisa q acho q seria meio q até non-sense~ inicialmente,q nesse mundo pós-apocalíptico, seria algo meio inviável~ que além de ter uma alta chance de meu inimigo não chegar onde ele quer - q seria morto pelos infectados ou mercenários -, eu também correria um risco muuuuuuuuuuuito grande... e que pra um jogo desses, acho q não seria muito legal~ well, apenas minha mera opinião).
Quanto ao final...
- Spoiler:
- eu curti o Joel ter salvo ela... que no final, eles criaram um laço bem forte entre eles... se eu estivesse no lugar dele, eu não deixaria os vaga-lumes matarem ela pra poder criar uma POSSÍVEL cura... MEO! Deixar aquela garotinha que passou por tudo que passou durante a jornada (e antes, que ainda n sei - pq ainda vou jogar o Left Behind -), ela não merecia morrer por uma POSSÍVEL cura... que na vdd, do jeito que o mundo está no jogo, essa possível cura, ia acabar gerando mais treta e ia demorar até conseguirem algum resultado real...
Oooh, e *^* AMEY jogar com a Ellie no jogo~
Essa parte do inverno ~ me lembrou MUUUUUUUITO o Tomb Raider 2013 *A*
Pra finalizar, eu RECOMENDO muito o game~ mas não acho que seja o MELHOR game de PS3, mas pode ser considerado um ÓTIMO game~
おしまい